A paratleta amazonense Maria de Fátima, medalhista de bronze nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, embarcou no domingo (05/10) rumo ao Egito, onde disputará o Campeonato Mundial de Halterofilismo Paralímpico, entre os dias 11 e 18 de outubro, na cidade do Cairo. Representando o Amazonas e o Brasil, ela competirá em uma das principais etapas do calendário internacional da modalidade.
Com apoio do Governo do Amazonas, por meio do Bolsa Esporte Estadual, Maria integra a maior delegação brasileira da história em um Mundial de Halterofilismo Paralímpico. A equipe é composta por 25 atletas — 16 mulheres e 9 homens — superando a marca da edição de Dubai 2023. Antes da viagem, o grupo concluiu sua preparação no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo.
O secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Diego Américo, ressaltou o orgulho com o desempenho da atleta. “Maria de Fátima é um símbolo de superação e dedicação. Ela representa o espírito do esporte amazonense e inspira toda uma geração. O Governo do Amazonas segue comprometido em apoiar nossos atletas, garantindo condições para que continuem conquistando resultados expressivos”, destacou.
O Mundial do Cairo tem grande relevância no ciclo paralímpico, sendo uma das competições classificatórias para os Jogos de Los Angeles 2028. Além de somar pontos no ranking internacional, o torneio reunirá atletas de mais de 60 países, tornando-se palco de grandes desafios e confrontos.
Em suas palavras, Maria de Fátima ressaltou a emoção de representar o Amazonas mais uma vez. “Cada campeonato é um novo desafio. Saio daqui muito confiante, com foco e fé em Deus, para dar o meu melhor e representar o meu estado e o Brasil. É uma honra vestir essa camisa e poder levar o nome do Amazonas cada vez mais longe”, afirmou a paratleta.
(*)Secom






