Seis atletas do Amazonas estão vivendo seus grandes sonhos e também prometem superar a si mesmos na Gymnasiade 2025 Sub-15, que começou neste sábado (5), com a cerimônia de abertura. O campeonato, tido como verdadeira Olimpíada escolar, é realizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar (ISF), com participantes de todos os continentes, sendo quase 400 atletas, técnicos e dirigentes brasileiros, na bela região montanhosa da Sérvia, cidade de Zlatibor.
Levando a bandeira do Amazonas na mala, estão quatro atletas do Wrestling, um da natação, um do tênis de mesa e um do karatê. Os jovens carimbaram seus passaportes dos sonhos para o Mundial através de resultados nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, ou pela pontuação no ranking ou, ainda, por bons resultados de outras competições nacionais. A delegação brasileira é coordenada pela Confederação Brasileira do Desporto Escolar (CBDE), que é a responsável por todos os custos das viagens dos atletas também.
O presidente da Federação Amazonense de Desporto Escolar (Fade), Auricélio Pessoa, disse que espera grandes resultados dos representantes do Amazonas nos Jogos, e destacou o fortalecimento que tem sido feito no Desporto escolar, “desde o ano passado, criando vínculo e credibilidade, com a sociedade escolar”, ressalta.
Em 2024, o Amazonas conquistou quatro pódios na Gymnasiade sub-18, e Auricélio considera que a federação está tendo êxito:
“E a expectativa é a melhor possível. Se vier uma medalha é muito bom, mas, se não vier, também é importante termos atletas do nosso Estado compondo as seleções brasileiras em diversas modalidades”, explica.

Promessa de medalha
Multicampeã, a nadadora amazonense Adrielle Marcela, de 14 anos, vai para a sua primeira participação na Gymnasiade, e vai nadar as provas de 400 e 800m livre, 200m costas, e 200 e 400m medley. Esperando viver tudo que imaginou de olhinhos fechados, Adrielle disse que “as expectativas são as melhores possíveis“, e está firme no seu propósito: “quero ficar entre as melhores do mundo e trazer uma medalha para o Amazonas“.
Wrestling é destaque
O Wrestling é uma das modalidades de destaque para os atletas amazonenses. No ano passado, o Estado levou 11 lutadores à Gymnasiade, e trouxe quatro medalhas para casa, como um time dos sonhos mesmo. Este ano, são quatro amazonenses na modalidade, incluindo Murilo “Diamante” Souza, de 12 anos, que impressiona a cada competição, acumulando títulos.
“Estou me preparando muito. É um sonho que será realizado e quero chegar lá e fazer o meu melhor. Estou treinando todos os dias e só penso no campeonato”, afirmou Murilo.
Além dos atletas,o Amazonas também conta com uma treinadora na delegação brasileira: Ketellen Fernandes. Ex-atleta de Wrestling, Ketellen agora vive novamente seu sonho no esporte, mas de outra forma, contribuindo com os jovens atletas, repassando seus aprendizados. Ela foi medalhista nos JEBs, na Gymnasiade e em diversos torneios nacionais e internacionais.
“O esporte me levou muito além do tatame. Ele moldou minha personalidade e me ensinou disciplina, resiliência e dedicação. Agora, tento passar isso para os mais novos. Fico muito feliz e emocionada vendo eles dando os mesmos passos que, lá atrás, mudaram minha vida. Espero que possam viver algo tão transformador quanto eu vivi”, disse Ketellen.






