DestaqueSaúde

Campanha nacional contra a gripe começa; Amazonas mantém vacinação desde 2024

Enquanto o Brasil dá início à imunização contra a influenza, Manaus segue com aplicação das doses desde setembro, com cobertura estendida a toda a população até julho

A campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início nesta semana em todo o Brasil. No Amazonas, entretanto, a imunização já está em andamento desde setembro do ano passado, devido à sazonalidade diferenciada da região Norte. Na segunda-feira (7), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que está vacinando todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade, em mais de 160 pontos de imunização distribuídos pela capital amazonense.

A maioria dos pontos de vacinação da Semsa em Manaus funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas há também unidades com atendimento estendido até as 20h e atendimento aos sábados. A relação completa das unidades, com endereços e horários de funcionamento, pode ser consultada no site da Semsa pelo link: https://bit.ly/salasinfluenza.

Para receber a vacina, é necessário apresentar um documento oficial de identificação com foto, CPF ou cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Caso possua, é recomendável levar também o cartão de vacinação. Pessoas com doença febril ou diagnóstico recente de Covid-19 devem aguardar a recuperação completa antes de se vacinar.

A Prefeitura de Manaus informou ainda que a campanha de vacinação contra a influenza de 2025 está prevista para iniciar no próximo semestre, na capital e demais cidades da região Norte. Enquanto isso, a Semsa, que coordena a estratégia na capital, prossegue com a campanha de 2024, ofertando a vacinação para todos os públicos até 31 de julho ou até o fim dos estoques.

A secretária municipal de Saúde, Shádia Fraxe, reforçou a importância da vacinação contra a influenza, em especial para crianças menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), idosos e indígenas, que constituem os grupos prioritários da estratégia.

 

“As pessoas desses grupos são as mais vulneráveis à gripe e suas complicações. Ao receber as doses ofertadas nas salas da Semsa, elas estarão evitando as síndromes gripais causadas pelo vírus influenza, com risco menor de internação ou óbito”, disse a secretária.

 

Shádia lembra que a estratégia de imunização contra a influenza nos municípios do Norte segue calendário diferenciado das demais regiões do país, ocorrendo no segundo semestre do ano. Segundo ela, em 2024, a campanha começou no dia 2 de setembro, sendo depois prorrogada até o final de julho deste ano, com a ampliação da oferta da vacina para todos os públicos, de crianças a partir de 6 meses até idosos.

A gerente de Imunização da Semsa, Isabel Hernandes, explicou que a influenza trivalente, utilizada na campanha de imunização, é segura, eficaz e pode ser aplicada junto a outras do calendário nacional.

 

“A única restrição é para pessoas, de qualquer idade, com quadro febril agudo ou com diagnóstico de Covid-19. Nesse caso, a orientação é que elas aguardem a melhora antes de receber a dose”, recomenda.

 

Doses e cobertura

 

De acordo com a gerente de Imunização da Semsa, Manaus contabiliza 566.528 doses aplicadas desde o início da campanha atual. A cobertura vacinal é de 60,65% da população-alvo, estimada em 709.530 pessoas dos grupos prioritários, dentre crianças, gestantes, puérperas, indígenas e idosos.

Isabel reforça ainda que, além das populações prioritárias, integram o público-alvo da campanha: trabalhadores da saúde; professores dos ensinos básico e superior; pessoas em situação de rua; profissionais das forças de segurança e de salvamento; quilombolas; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; trabalhadores do transporte rodoviário coletivo; trabalhadores portuários; caminhoneiros; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade; e adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, em cumprimento de medidas socioeducativas.

 

Fonte: A Crítica

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios