DestaqueEducaçãoSaúde

Estudantes de Medicina desenvolvem projeto de assistência em saúde em escolas de Itacoatiara

Ao todo, são 34 atendimentos médicos já realizados, entre crianças e seus responsáveis. Além disso, os estudantes receberam orientação sobre questões importantes de saúde

A Afya Faculdade de Ciências Médicas de Itacoatiara deu início neste semestre ao projeto de extensão Saúde Em Foco, que leva para escolas públicas do município consultas e orientações sobre temas como higiene corporal, saúde bucal, vacinação, entre outros.

No primeiro mês de atividades já foram executadas ações nas escolas municipais Chibly Calil Abrahim e Moisés Menezes dos Santos. Ao todo, são 34 atendimentos médicos já realizados, entre crianças e seus responsáveis. Além disso, os estudantes receberam orientação sobre questões importantes de saúde. De uma maneira lúdica e divertida, as crianças aprendem sobre alimentação, vacinação, cuidados com os dentes, tudo que contribui para a prevenção de doenças. A expectativa é que até o final do semestre mais cinco escolas do município sejam visitadas.

A coordenadora do projeto e professora da Afya Itacoatiara, Raylane Gomes, ressalta que a iniciativa de unir educação e saúde e levar para o ambiente escolar informação é uma maneira de conscientizar os estudantes sobre a prevenção de doenças, além de se tornarem multiplicadores na comunidade.

 

“As crianças chegam em casa e compartilham as experiências com a família. Com isso, conseguimos alcançar mais pessoas”, disse.

 

O projeto, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Itacoatiara, tem a participação de 20 acadêmicos de Medicina da Afya.

 

“Nossos alunos, com o suporte dos professores médicos, atuam no projeto orientando o público, acompanhando as consultas. Dessa forma, eles também aprendem e desenvolvem habilidades importantes na formação como médico, como a escuta do paciente”, explica a coordenadora.

 

Fonte: A Crítica

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios