O Boi-Bumbá Garantido iniciou, na manhã desta terça-feira (10), o translado das alegorias rumo à concentração no Bumbódromo. A operação marca o início de uma etapa decisiva para o Festival de Parintins 2025: o transporte dos módulos que formarão as alegorias das três noites de apresentação do tema: “Boi do Povo, Boi do Povão”.
Mais de 200 módulos compõem as alegorias do Garantido
Segundo Marialvo Brandão, vice-presidente do Boi Garantido, cerca de 200 módulos serão transportados. Desses, 90 precisam ser içados com guindastes. As peças darão forma às alegorias gigantes, planejadas pela Comissão de Arte e artistas do boi.
“Estamos na etapa de materializar o projeto que vem sendo executado há mais de 100 dias”, afirmou Brandão. “O processo de construção é modular e exige planejamento antecipado, devido à distância de pouco mais de dois quilômetros entre os galpões da Cidade Garantido e o Bumbódromo.”
Transporte mobiliza trabalhadores, guindastes e segurança técnica

A engenheira de segurança Hérica Miranda reforçou os cuidados com os protocolos:
“Hoje iniciamos nosso primeiro translado das alegorias, uma das atividades mais importantes do Boi Garantido. Começamos com cerca de 15 módulos e contamos com o apoio técnico e de segurança para garantir um processo tranquilo até o Bumbódromo”, destacou.
Expectativa cresce para o Festival de Parintins 2025
Com o início do translado, aumenta a expectativa para o espetáculo do Garantido no Festival de Parintins 2025. A chegada das alegorias à concentração marca uma fase essencial na preparação rumo ao 33º título do Boi do Povão.






