DestaqueManaus

Mais de 180 vagas de emprego para pessoas com deficiência serão oferecidas em Manaus

Evento vai reunir mais de 70 empresas com foco em empregabilidade e capacitação

Mais de 180 vagas de emprego para pessoas com deficiência serão oferecidas durante o “Conexão Inclusiva: 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação”, promovido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região AM/RR (TRT-11).

Com a participação de mais de 70 empresas, o evento será realizado em Manaus, de 25 a 30 de abril, e as inscrições podem ser feitas no site: www.even3.com.br/conexao-inclusiva.

A iniciativa conta com o apoio do programa Mais Acesso, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e do Ministério Público do Trabalho (MPT). O objetivo é conectar empresas e profissionais com deficiência, além de capacitar os candidatos e promover processos de recrutamento inclusivos.

 

Capacitação, recrutamento e cidadania

 

Durante o evento, os participantes terão acesso a entrevistas, workshops, oficinas práticas, orientações jurídicas, ações voltadas ao bem-estar e emissão de documentos. A programação presencial será no dia 25 de abril, com simulações de entrevistas acessíveis, rodada de recrutamento e oficinas de empreendedorismo.

Na ocasião, também serão emitidos documentos como:

  • Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CPTEA);
  • Carteira de Identificação da Pessoa com Deficiência (CIPcD);
  • Carteira de Identidade Nacional (CIN).

 

Atividades online

 

Entre os dias 28 e 30 de abril, a programação será online e abordará temas como inclusão no mercado de trabalho, uso da inteligência artificial na criação de currículos, técnicas de oratória e consultoria de carreira. O evento também lançará o edital do Selo Empresa Inclusiva, que reconhece práticas inclusivas no setor empresarial.

 

Dados e impacto social

 

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad/2022), o Amazonas tem cerca de 253 mil pessoas com deficiência. Dessas, apenas 34% estão empregadas — o que representa cerca de 72 mil com idade a partir de 25 anos, conforme o IBGE.

Para a juíza do trabalho Carla Nobre, auxiliar da presidência do TRT-11, a feira busca romper com o capacitismo e promover uma inserção real das pessoas com deficiência no mercado.

 

“Nosso foco é combater totalmente o capacitismo e garantir que as empresas que participam do Conexão Inclusiva não apenas cumpram uma cota, mas atuem como empresas cidadãs, com responsabilidade social”, afirmou.

 

Referência em inclusão

 

A professora Marklea Ferst, coordenadora do programa Mais Acesso da UEA, destaca a importância do evento. “Esse evento representa um marco na construção de um mercado de trabalho mais inclusivo no Amazonas e na região Norte como um todo”.

 

Fonte: Em Tempo

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios