Em 1967, Joey Ramone assistiu ao The Who ao vivo pela primeira vez, em um show organizado pelo radialista Murray the K no RKO Theater, em Nova York. Foi a primeira apresentação da banda nos Estados Unidos, e Joey, então com 16 anos, ficou impressionado com a energia e a presença de palco do grupo.
“Foi a melhor coisa que já vi. O caráter, os visuais, Townshend, Keith Moon… Eles explodiram minha mente”, contou um entusiasmado Joey à Entertainment Weekly, onde revelou que aquela experiência foi decisiva para sua vontade de montar uma banda.
Anos depois, o Ramones gravou um cover de “Substitute”, clássico do The Who, no álbum “Acid Eaters” (1993), que trazia versões de músicas dos anos sessenta. A gravação teve um significado especial para Joey, pois contou com a participação de Pete Townshend nos vocais de apoio.
“Foi um grande momento para mim, porque sempre fui um grande fã do Who desde a primeira vez que eles vieram para a América. Ele ficou animado quando soube que estávamos fazendo a música e veio até o estúdio para cantar”, disse em conversa com a Rolling Stone.
O primeiro contato entre Joey e um integrante do The Who, porém, não foi com Townshend, e sim com Roger Daltrey. O encontro aconteceu em 1980, no programa Top of the Pops, e deixou Joey surpreso. “Ele me disse: ‘Vocês nunca vão fazer sucesso se usarem jaquetas de couro; só vão conseguir se usarem terno e gravata’. Não sei se ele estava brincando ou não, mas acho que não”, finaliza, e cá entre nós: ainda bem que esse “conselho” nunca foi seguido…
Com informações: Whiplash






