AmazonasCursosDestaque

Oficina de peruca do projeto ‘Ópera nas Escolas’ anima estudantes da rede pública em Manaus

Iniciativa leva cultura, aprendizado e oportunidade de trabalho pra galera da educação pública da capital

Manaus – O caboco que pensa que ópera é coisa distante se engana bonito. Essa semana, dois Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) da capital receberam a Oficina de Perucaria, um dos braços do projeto Ópera nas Escolas, ligado ao Festival Amazonas de Ópera (FAO). A ação é feita em parceria com o Governo do Amazonas, por meio das secretarias de Cultura e Economia Criativa e de Educação e Desporto Escolar, e teve as aulas na Central Técnica de Produção José Marques “Zezinho”.

Durante as oficinas, os alunos aprenderam as manhas da confecção de perucas usadas em teatro, novela, filme e até programa de TV. O curso faz parte de uma nova fase do Festival, que agora tá espalhando conhecimento o ano todinho, apostando na formação profissional e no acesso à cultura pra quem mais precisa.

O projeto já rodou com outras atividades, como as oficinas de Adereçagem e de Marionetes, além de um espetáculo educativo que encantou a molecada da rede pública. E a agenda segue firme: ainda em outubro rola o Curso de Pintura Artística e, em novembro, entra em cena o projeto Mania de Ler, pra incentivar a leitura e a expressão artística da turma.

Desde 2022, o FAO já realizou cinco capacitações só na área de perucaria. O caracterizador cênico Malonna, responsável pela oficina, lembra com orgulho que alunos do curso de 2023 foram contratados pra criar as perucas da ópera O Contratador de Diamantes, apresentada em Manaus e depois em São Paulo.

O Ópera nas Escolas nasceu com o propósito de democratizar o acesso à cultura e abrir caminho pra novos talentos da economia criativa, mostrando que a arte pode ser também um bom ganha-pão.

FOTOS: Julia Halley

Realizado com recursos da Lei Rouanet, o Festival Amazonas de Ópera conta com patrocínio do Bradesco e apoio de Innova e Swarovski, sob a batuta do Fundo do Festival Amazonas de Ópera (FFAO) e do Governo do Amazonas. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e do Governo do Brasil — do lado do povo, como deve ser.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios