O sol mal tinha esquentado o chão de Manaus e o pessoal já tava animado lá no Ceti Cinthia Régia Gomes do Livramento, na Zona Leste. Era a 25ª edição do Governo Presente, e o Ipaam chegou junto com uma boa novidade: duzentas mudas de plantas frutíferas, medicinais e ornamentais pra distribuir de graça pro povo.
A ideia, segundo o Instituto, é fortalecer o cuidado com a natureza e espalhar o verde pelos quintais e calçadas da cidade. As plantinhas vieram do Viveiro Municipal de Manaus, mantido pela SemmasClima, da Prefeitura.
O diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço, explicou que o gesto simples faz toda a diferença:
“A distribuição de mudas é uma forma simples, mas muito eficaz, de estimular o plantio e o uso responsável dos recursos naturais. As pessoas levam para casa espécies que ajudam na arborização, embelezam os espaços e, muitas vezes, também servem como remédios naturais, tão presentes na cultura amazônica”, afirmou.
E o povo saiu satisfeito, viu? Teve acerola, açaí, cupuaçu, amora, e umas plantas de enfeite que deixam o quintal um brinco: hibisco, dois-amores, dracena-vermelha, trapoeraba-roxa, coração-magoado, entre outras. Pra quem gosta de remédio caseiro, teve cavalinha, saião e o famoso jambu — que dá aquele tremelique bom na boca e faz bem pra saúde.
A dona de casa Fátima Melo não perdeu a chance:
“O Governo Presente é uma excelente oportunidade para nós, moradores aqui da zona leste. É um ótimo trabalho que o governador está fazendo. E eu vim pegar minha plantinha porque amo muito plantas. Não perdi a oportunidade e estou muito feliz. O governador é nota dez!”, disse a moradora.
Outro que saiu contente foi o pintor Fabiano Moraes, levando muda pra mulher cuidar:
“Eu quero dizer muito obrigado ao pessoal do Ipaam. Obrigado por essas árvores aqui, de cultivo, para plantas medicinais. Estou levando agora, neste momento, para minha esposa, que cultiva, planta e cuida. Muito obrigado a todos vocês”, afirmou Moraes.
A ação foi organizada pela Gerência de Educação Ambiental (GEAM) do Ipaam, que vem levando atividades de conscientização pra escolas e eventos do Governo Presente — tudo pra fortalecer a cultura de sustentabilidade entre os amazonenses.

E pra quem quiser ajudar a proteger nossa mata, o Ipaam lembra que tem canal de denúncia pelo WhatsApp (92) 98557-9454, onde o povo pode avisar sobre crimes ambientais. O órgão segue firme nas operações de combate ao desmatamento e na proteção da fauna e da flora do nosso Amazonas.
(*) Fonte: Secom






