AmazonasDestaqueEducação

‘Super Curumins’: Projeto atende crianças e adolescentes migrantes e refugiados com atividades de lazer e aprendizado

Iniciativa é coordenada pela Sejusc e, desde o mês de fevereiro de 2024, já alcançou cerca de mil jovens

Desde o mês de fevereiro de 2024, cerca de mil crianças e adolescentes migrantes e refugiados foram atendidos pelo projeto “Super Curumins”, da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc). A iniciativa garante o acesso a atividades de lazer, recreação e aprendizado, em espaços com segurança e proteção social.

O projeto, coordenado pela Secretaria Executiva de Direitos da Criança e Adolescente (Sedca) – em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Visão Mundial -, é uma reformulação do “Súper Panas” (ou “Super Amigos”, numa tradução livre), iniciado em 2019.

“É um projeto de extrema importância para essas famílias [migrantes e refugiadas]. Muitas vezes, elas chegam, aqui, em situação de intensa vulnerabilidade social. São famílias que não têm orientação ou informação sobre direitos e serviços essenciais. Quando elas chegam até o ‘Super Curumins’, nós as guiamos a portas que, antes, encontravam-se fechadas”, afirmou Susy Pacheco, coordenadora da iniciativa.

O projeto é desenvolvido em dois núcleos de atendimento: o de proteção, por meio de uma equipe psicossocial; e o de educação não formal, através de atividades lúdicas e recreativas. Diariamente, o serviço está disponível no Posto de Recepção e Apoio (PRA) e, atualmente, na ação de cidadania voltada para migrantes e refugiados, no Centro de Convenções Vasco Vasques, até o dia 31 de julho.

De acordo com Susy, o “Super Curumins” tem um impacto muito positivo na vida da população migrante e refugiada que chega ao Amazonas.

“Essas famílias não têm acesso à cultura e ao lazer. Muitas vezes, as crianças e os adolescentes não podem brincar, então, quando oferecemos esse espaço aberto e seguro, é o momento em que eles conseguem, de fato, viver de acordo com as suas idades, o que é fundamental para um desenvolvimento saudável”, acrescentou a coordenadora.

Proteção

Durante o circuito de atividades, o “Super Curumins” abre espaço para conscientizar as crianças e adolescentes sobre abuso sexual e outros tipos de violência, tornando o espaço mais dinâmico e enriquecedor. “Nesse intercâmbio de experiências, buscamos oferecer um ambiente seguro, acolhedor e amigável, que é o ‘Super Curumins'”, reforçou Susy.

Ação de cidadania

O espaço do “Super Curumins” no Centro de Convenções Vasco Vasques (avenida Constantino Nery, zona centro-sul de Manaus) seguirá até 31 de julho, último dia da ação de cidadania voltada para migrantes e refugiados.

“Montamos esse espaço para que a gente pudesse ficar com as crianças e adolescentes enquanto os pais estão em emissão de documentos”, finalizou a coordenadora do “Super Curumins”.

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios