EUA – O presidente Donald Trump afirmou que não busca um cessar-fogo entre Israel e Irã, mas sim “um fim real” para o conflito. Durante conversa com jornalistas a bordo do Air Force One, após participar da cúpula do G7 no Canadá, Trump declarou que espera uma “rendição completa” de Teerã, deixando claro que não vê espaço para negociações intermediárias ou temporárias.
Trump também reagiu às declarações do presidente francês, Emmanuel Macron, que sugeriu a existência de contatos com o Irã para possíveis conversações de paz. Pelas redes sociais, o presidente americano negou categoricamente: “Não procurei o Irã para ‘Conversações de Paz’ de forma alguma. Isso é apenas mais uma notícia falsa, altamente fabricada!”, escreveu no Truth Social.
Questionado sobre a possibilidade de Israel reduzir os ataques ao Irã, Trump foi direto: “Vocês vão descobrir nos próximos dois dias. Ninguém diminuiu o ritmo até agora”, afirmou. A declaração reforça a expectativa de que os bombardeios israelenses continuem.
Enquanto isso, as forças de Israel anunciaram a morte de Ali Shadmani, ex-chefe do Estado-Maior iraniano durante a guerra e um dos mais altos comandantes militares do Irã. O ataque é mais um duro golpe na já fragilizada liderança militar iraniana.






