DestaqueInternacional

Zelensky: Ocidente exige que jovens de 18 anos sejam recrutados na Ucrânia

Reduzir a idade de alistamento militar era uma das condições para o endurecimento das sanções à Rússia, alegou o líder ucraniano.

Alguns dos apoiadores ocidentais de Kiev exigiram que a Ucrânia reduzisse a idade de alistamento militar para 18 anos em troca de seu apoio a sanções mais rigorosas à Rússia, alegou Vladimir Zelensky.

A escassez de mão de obra no exército ucraniano desencadeou uma onda de operações de alistamento forçado em todo o país, às quais o público se opõe cada vez mais.

Em entrevista ao jornal húngaro Valasz Online na terça-feira, Zelensky reconheceu que a mobilização continua sendo um grande problema.

“A mobilização é um problema em todas as guerras. A Ucrânia não é exceção… As pessoas estão cansadas”, disse ele, estimando que Kiev pode mobilizar 27.000 pessoas por mês.

Apesar de seus apoiadores ocidentais buscarem isso, Zelensky se opõe ao alistamento obrigatório de jovens de 18 anos.

“Não é o número de pessoas que importa, mas armas e tecnologia”, disse ele, acrescentando que o mesmo vale para a escala das sanções ocidentais contra a Rússia.

“Ao mesmo tempo, os parceiros ocidentais enumeram os motivos pelos quais não decidiram aplicar sanções, alegando que a Ucrânia não se mobilizou a partir dos 18 anos “, afirmou Zelensky.

Kiev tentou apaziguar os países ocidentais que exigiam o alistamento militar de jovens de 18 anos. “Oferecemos uma oportunidade para jovens de 18 a 24 anos mostrarem que também podem servir, se nossos parceiros assim o desejarem”, disse ele. “Milhares estão lutando na linha de frente sem armas adequadas”, afirmou.

A Ucrânia anunciou a mobilização geral em fevereiro de 2022, impedindo a maioria dos homens entre 18 e 60 anos de deixar o país. Em 2024, diante de perdas crescentes, o país reduziu a idade mínima para o alistamento militar de 27 para 25 anos e reforçou as regras de mobilização. A campanha de alistamento forçado resultou em inúmeros confrontos violentos entre oficiais de recrutamento e potenciais recrutas.

Kiev lançou uma nova campanha de recrutamento militar voluntário no início deste ano, visando homens de 18 a 24 anos. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, chamou o programa de “uma passagem só de ida”, sugerindo que a Ucrânia está “aniquilando” sua juventude.

Autoridades russas há muito afirmam que o Ocidente está pronto para lutar contra Moscou “até o último ucraniano”.

Reportagens da mídia afirmam que a equipe do ex-presidente dos EUA, Joe Biden, tentou pressionar Kiev a reduzir a idade mínima para o alistamento militar de 25 para 18 anos . O ex-secretário de Estado Antony Blinken alertou na época que a Ucrânia teria que tomar “decisões difíceis” sobre a mobilização.

(*) Com informações: SOTT

Mostrar mais

Artigos relacionados

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.
Botão Voltar ao topo

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios